"O Contrato com a TVI incluía mais uma novela"

Ao fim de cinco anos de exclusividade para a estação de Queluz de Baixo, Tozé Martinho perdeu o vínculo contratual, que ainda contava com um novo projeto e já estava em marcha. "Mas não quiseram. Paciência!", atira.
Publicado a
Atualizado a

O argumentista de novelas de sucesso da TVI como Olhos de Água, A Outra, Dei-Te quase tudo e Sentimentos está fora da estação de Queluz de Baixo há uma semana. "O meu contrato terminou no dia 31 de outubro e pediram-me para lá ir a uma reunião. Fui e disseram-me que não havia condições para me renovarem o contrato. Condições essas que, segundo me foi explicado, se prendiam com questões de ordem financeira", conta Tozé Martinho à Notícias TV.

Um contrato não renovado que, de resto, tem vindo a ser prática regular na estação de Queluz de Baixo nos últimos meses e que tem envolvido atores e rostos exclusivos da indústria da ficção nacional. Só que agora o autor de Todo o Tempo do Mundo queixa-se de que a TVI não cumpriu o que estava inicialmente previsto no vínculo contratual. "O meu contrato incluía mais uma novela e até já me encontrava a trabalhar num novo projeto. Mas não quiseram. Paciência!", solta. Por outro lado, Tozé Martinho conta que a estação, ao mesmo tempo que comunicou a não renovação, lhe acenou com um pedido "de colaboração". Nesse sentido, revela o argumentista, até lhe foi feita uma encomenda: "Disseram-me para lhes apresentar uma sinopse para uma novela."

Outras das razões que o autor diz que lhe foi dada pela TVI para justificar a sua dispensa tem que ver com a aposta da estação em outras tramas de sucesso lá fora e que têm vindo a ser adaptadas. O caso mais recente é o da novela Belmonte, original chileno que é emitido de segunda a sexta-feira e que conta com Felipe Duarte, Graziella Schmitt e Marco D"Almeida nos principais papéis. "A explicação que me deram é que querem mais novelas sul-americanas. É capaz de ser um produto mais barato, só que falha no que respeita à realidade portuguesa", alerta Tozé Martinho.

Depois de cinco anos a trabalhar em regime de exclusividade para a TVI, o guionista não esconde uma certa mágoa por a relação profissional ter chegado ao fim. "Tenho de admitir que fiquei um bocadinho triste, mas estas coisas acontecem. A estação não está a renovar os contratos, nem sequer o fez com o Ruy de Carvalho, que é um dos melhores atores portugueses", desabafa.

Ainda em relação aos contratos de exclusividade que a TVI teve com várias estrelas, Tozé Martinho não deixa de ser crítico. "A TVI fez contratos de exclusividade em exagero. Mais tarde, achou que tinha de cortar com isso."

O argumentista, porém, não se mostra preocupado com a falta de trabalho da TVI. "Depois de o meu contrato ter terminado, já fui sondado por outras estações e tenho algumas reuniões marcadas." Tozé Martinho recusa dar detalhes sobre o que aí vem, alegando que é ainda muito cedo para o fazer. "Não posso adiantar nada."

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt